terça-feira, 26 de agosto de 2014

As ervas e os Orixás

Nos rituais de Umbanda sempre vemos o uso das ervas em forma de banhos de energia e descarga, na forma de amaci, imantações entre outras, isso porque as ervas detém grande quantidade de energia vital e através das suas combinações podem produzir determinado efeito positivo ou negativo, como tudo que é energia no universo.
         Esta energia atua diretamente em nossa Aura (campo energético), ja utilizadas há muito tempo pelos povos indígenas e africanos para diversos fins, o uso das erva e plantas  podem ser classificadas então quanto aos seus efeitos, positivos, negativos e neutralizantes. Diante deste conhecimento a Umbanda utiliza-se desse elemento para seus rituais, descarrego, curas e fortalecimentos, sempre comandado pelas entidades espirituais que sempre determinam quais ervas ou plantas serão usadas e em que casos.
Uma das formas mais conhecidas sobre a utilização das ervas e plantas na Umbanda  são:
- banhos de descarrego: são utilizados principalmente para eliminar vibraçoes negativas, limpeza do perispírito, miasmas negativos.
 - banhos de fixação: para adquirir energias positivas, vitalização dos chacras, fortalecimento dos processos mediúnicos, ligação do espírito do encarnado com seus guias e entidades atuantes.
         Bom então como devemos fazer os Banhos para nos fortalecer e nos limpar, como seria esse ritual:
ü  Nunca ferver as folhas junto com a água;
ü  Utilize sempre ervas frescas;
ü  As folhas devem ser macerada manualmente e colocadas em vasilhas de louça, ágata, ou potes de barro ( é sempre bom evitar panelas de ferro e alumino, e vasilhas de plástico, a não ser que você tenha uma única especifica para isso)
ü  Em alguns casos quando não houver a necessidade de água quente, as ervas devem ser quinadas diretamente sobre a água;
ü  É sempre bom usar água de boa qualidade, ex: água de mina, poço, mineral, cachoeira, chuva ou água do mar.
(cada banho é passado de uma forma diferente para cada tipo de caso por isso cada, templo e seus guias indicam a forma de como fazer)

DICA IMPORTANTE:
BANHOS DE DESCARREGO OU DEFESA: Sempre do pescoço pra baixo jamais a cabeça.
BANHOS DE FIXAÇÃO: banho de corpo inteiro incluindo a cabeça.
PARA TODOS: Nunca enxugue o corpo deixe secar naturalmente para que haja maior captação ou eliminação da energia das ervas.
Após todos os banhos as ervas e plantas devem ser jogadas preferencialmente em água corrente como rio ou mar, não você não estará sujando a natureza esta devolvendo apenas aquilo que você retirou, muito diferente de jogar garrafas pet, pneu de carro ou outras coisas.



         Os banhos podem ser tomados por todos: irmãos de fé e os assistidos, para os assistidos o banho deve vir como uma recomendação dos guias ou dos donos da casa, para os irmão de branco,médiuns de qualquer grau, deve-se realizar sempre antes de se iniciar os trabalhos ou rituais, para os mesmos temos o amaci (banho de defesa) que pode ser especifico de acordo com seu pai de cabeça, ou geral, para todos, lembrando que o amaci somente deve ser passado pelo pai de santo ou sacerdote da casa pois esse faz a ligação da coroa do filho com o seu pai de cabeça especificamente.

Dica de Banho de Defesa:
7 punhados de sal grosso;
7 punhados de palha de alho;
7 punhados de alecrim;
7 punhados de arruda;
7 punhados de guiné;
7 punhados de manjericão;
1 espada de São Jorge partida manualmente em 7 pedaços.
Coloque todas em uma vasilha, jogue a água quente e abafe, após esfriar jogar do pescoço pra baixo, após o seu banho normal de água e sabonete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seus Comentario e Sugestões do que quer ver no Umbanda - Minha Fé